1º Festival Trem Bão de Minas : Circuito Regional de Gastronomia e Cultura

O 1º Festival Trem Bão de Minas : Circuito Regional de Gastronomia e Cultura, promovido pelo Circuito Turístico Serras e Cachoeiras é um projeto cultural de apoio à preservação, conservação, promoção e difusão da culinária que tem como base a simplicidade da cozinha de origem das cidades mineiras, seus quintais e roças.

Confira o vídeo com os participantes:

Objetivando também contribuir para a continuidade da tradição da cozinha local, o festival dedica espaço para a participação de cozinheiros e/ou cozinheiras, representantes das novas gerações que seguem a tradição da cozinha mineira ou a partir do conhecimento da mesma, trabalhem com reinterpretação dessa cozinha tradicional utilizando seus principais ingredientes.

A ideia é evidenciar receitas elaboradas utilizando produtos simples, produzidos nos quintais ou na zona rural que ainda existem em nossa região. A proposta deverá conter modo de preparo da receita, ingredientes, fotos do resultado da receita, história do proponente com a cozinha e breve relato dos costumes e hábitos sobre a comida em sua cultura.

PRATOS DOCES :: FINALISTAS
Fatia de Braga (Piraúba/MG)
Lasca da Praça (Argirita/MG)
Pé de Moleque da Dindinha (Cataguases/MG)
Sabor da Vó (Cataguases/MG)
Romeu & Julieta (Leopoldina/MG)
Aretê (Tebas/MG)
PRATOS SALGADOS :: FINALISTAS
Lombo no Paiol (Argirita/MG)
Caldo do Vô (Cataguases/MG)
Rocambole de Torresmo (Leopoldina/MG)
Mac Minas (Itamarati de Minas/MG)
Língua Recheada com Polenta (Piraúba/MG)
Tropeirão do Bistrôzim (Tebas/MG)
Confira as fotos dos pratos: