QUem somos

Circuito Turístico Serras e Cachoeiras

A Política Pública de Regionalização do Turismo de Minas Gerais é referência para os demais estados brasileiros no que tange a gestão da atividade turística, seguindo as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo estabelecido pelo Ministério do Turismo para as regiões turísticas.

Certificado em 12 de maio de 2006

O Circuito Turístico Serras e Cachoeiras é uma instância de governança regional integrada por municípios localizados na Zona da Mata Mineira com afinidades culturais, sociais e econômicas. O maior objetivo do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras é promover a união das cidades para organizar, desenvolver e consolidar a atividade turística local e regional de forma sustentável, regionalizada e descentralizada, com a participação da sociedade civil e do setor privado.

Atualmente a diretoria 2021/2022 do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras é composta pelo presidente Alex Andrade Anzolin (Argirita), vice-presidente Arcedino José Almeida (Didi) (São Sebastião da Vargem Alegre), diretor financeiro Bruno Ribeiro (Astolfo Dutra), vice-diretor financeiro José Américo de Oliveira (Itamarati de Minas), diretor secretário executivo Manoel Franklin Rodrigues (Dona Euzébia), suplente secretário executivo Vitor Guilherme Fernandes (Leopoldina), conselho fiscal: Gisele dos Santos (Guidoval) e Bruno Ruzza (Piraúba) e a gestora Ana Maria Garcia do Carmo Carminati.

Foto de Francisco Pessoa

O trabalho se dá por meio da integração contínua dos municípios

O Circuito é compreendido pelas cidades de Além Paraíba, Argirita, Astolfo Dutra, Cataguases, Dona Euzébia, Estrela Dalva, Guidoval, Itamarati de Minas, Laranjal, Leopoldina, Palma, Piraúba, Recreio, Rodeiro, Santo Antônio do Aventureiro, Santana de Cataguases, São Sebastião da Vargem Alegre e Volta Grande. Gestores públicos, iniciativa privada e sociedade civil consolidando uma identidade regional e protagonizando o desenvolvimento por meio de alianças e parcerias. Hoje, de acordo com a legislação vigente, Minas Gerais conta com 47 Circuitos Turísticos certificados, envolvendo todas as regiões de Minas Gerais e aproximadamente 600 municípios regionalizados. Rodeados pelas serras de Minas, os municípios do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras apresentam ricos acervos de arte, reúnem diversas belezas naturais e várias opções de passeios por antigas fazendas onde se encontram cachoeiras, produção de queijos, doces, tradicionais alambiques e sabor especial da cozinha típica mineira.