argirita

A primeira atividade econômica do município foi à agricultura onde sobressaiam as culturas de café, cana-de-açúcar, milho, arroz, feijão e mandioca. Quase todas as fazendas tinham engenhos com alambiques onde se fabricavam cachaça, açúcar preto e rapadura.  Através do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural de Argirita foi realizado um trabalho junto ao IEPHA que resultou no primeiro tombamento a nível municipal de um imóvel conhecido como Casa da Cooperativa, hoje Casa De Cultura Augusto Martins Rossi.Se você for visitar Argirita é bom conhecer um pouco da agenda...

Os eventos são diversos e para toda a família. O Concurso de Poesias “Castro Alves” (mês de outubro) conta com a participação de poetas de várias cidades mineiras e até de outros estados. O Jubileu do Senhor Bom Jesus de Argirita é a festa mais tradicional, assim como a Festa de São Geraldo na comunidade dos Bitirras, a Festa de Nossa Senhora da Cabeça na comunidade dos Carmos e a Festa de Santo Antônio da comunidade rural da Serra da Prata, compõem os eventos religiosos.

O município ainda oferece outros eventos e festas tradicionais como Carnaval que conta com uma programação especial, a Exposição Agropecuária e o Concurso Leiteiro, a Festa Junina “Arraiá do Custódio” e a Festa do Peão.

Dos destinos turísticos, podemos citar a Cachoeira da Mata, Cachoeira do Monte Redondo, Cachoeira da Caieira, dentre tantas outras cachoeiras típicas dos domínios morfoclimáticos dos mares de morro de Minas Gerais. Sobre os produtos que referenciam o município, os queijos dos Laticínios Alzira, famosos por sua qualidade e sabor; o Torresmo à moda Marrom do Bar do Tatu na praça principal, os saborosos lanches do Paradinha Lanches e os doces artesanais das doceiras da cidade então entre as delícias que você não pode deixar de experimentar.