II Festival Trem Bão de Minas : Circuito Regional de Gastronomia e Cultura 2022

O II Festival Trem Bão de Minas : Circuito Regional de Gastronomia e Cultura, promovido pelo IGR Serras e Cachoeiras de 15/09 a 18/12, é um projeto cultural de apoio à preservação, conservação, promoção e difusão da culinária que tem como base a simplicidade da cozinha de origem das cidades mineiras, seus quintais e roças.

Objetivando também contribuir para a continuidade da tradição da cozinha local, o festival dedica espaço para a participação de cozinheiros e/ou cozinheiras, representantes das novas gerações que seguem a tradição da cozinha mineira ou a partir do conhecimento da mesma, trabalhem com reinterpretação dessa cozinha tradicional utilizando seus principais ingredientes.

A ideia é evidenciar receitas elaboradas utilizando produtos simples, produzidos nos quintais ou na zona rural que ainda existem em nossa região. A proposta deverá conter modo de preparo da receita, ingredientes, fotos do resultado da receita, história do proponente com a cozinha e breve relato dos costumes e hábitos sobre a comida em sua cultura.